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Quatro motoristas, desvio de cabine de pedágio, 296 pneus: veja a logística da megacarreta que circula na Fernão Dias

Carreta gigante volta a circular na Fernão Dias após ficar parada por causa da chuva A passagem de uma megacarreta que transporta uma peça industrial gigante...

Quatro motoristas, desvio de cabine de pedágio, 296 pneus: veja a logística da megacarreta que circula na Fernão Dias
Quatro motoristas, desvio de cabine de pedágio, 296 pneus: veja a logística da megacarreta que circula na Fernão Dias (Foto: Reprodução)

Carreta gigante volta a circular na Fernão Dias após ficar parada por causa da chuva A passagem de uma megacarreta que transporta uma peça industrial gigante tem afetado o trânsito na Rodovia Fernão Dias (BR-381) há 20 dias. A previsão é que o comboio deixe a rodovia nesta quinta-feira (30), em Perdões (MG). Depois, ela segue pela BR-354, a caminho de Edealina, em Goiás. 📲 Siga a página do g1 Sul de Minas no Instagram Megacarreta com 123 metros de cumprimento e pesando 636,5 toneladas transporta carga especial pela Rodovia Fernão Dias Reprodução EPTV O transporte da peça deve durar três meses e demandou uma logística especial, com a participação de vários agentes e organizações. Veja abaixo como foi montada toda a operação: 🏢 Tamanho de um prédio - A carreta tem 123 metros de comprimento, o equivalente a um prédio de 30 andares deitado, por 7,3 metros de largura e 5,7 metros de altura. Somada com a carga, o peso bruto total do comboio é de 636,5 toneladas. Ao todo, o conjunto tem 44 eixos e 296 pneus. 👱‍♂️👱‍♂️👱‍♂️👱‍♂️Quatro motoristas - O conjunto é tracionado por quatro caminhões com respectivos motoristas. O número é em função do PBTC (Peso Bruto Total Combinado) e da tração de cada caminhão. Os veículos utilizados são raros no Brasil e carregam várias toneladas de contrapeso para auxiliar na movimentação de cargas excedentes. Megacarreta com 123 metros e 636,5 toneladas para às margens da Fernão Dias e aguarda reparo para retomar viagem Arteris Fernão Dias 📦 Carga especial - A megacarreta está transportando um sistema de moagem que saiu de Santos com destino a uma fábrica de cimento da Votorantim, em Edealina (GO). A carga pesa 210 toneladas e tem 19,5 metros de comprimento. 🛣️ Desvio de 400 km - Para chegar ao destino, a carreta precisou fazer um desvio que acrescentou cerca de 400 quilômetros no trajeto. Um estudo de viabilidade geométrica feito pela Cruz de Malta, empresa responsável pelo transporte, apontou que a sua altura - 5,7 metros -, não permitiria que ela passasse debaixo dos pontilhões da Rodovia Anhanguera. Além disso, a sua largura - 7,3 metros - a impede de circular por grande parte das rodovias secundárias. 🪪 Licenças especiais - Para que o transporte fosse feito foi preciso autorizações da Autoridade Portuária do Porto de Santos, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e dos Departamentos de Estradas de Rodagem (DER) de SP, MG e GO. 💰 Paga pedágio - A megacarreta paga pedágio, cobrado com base nos seus 44 eixos, mas ela não passa pelas cabines normais e utiliza as vias laterais das praças de pedágio, dimensionadas para o transporte de grandes proporções. Além do pagamento dos pedágios, há tarifas especiais como TAP – Tarifa Adicional de Pedágio, nos trechos estaduais, e TUV – Tarifa de Utilização de Via. 🛻 Trechos pequenos em baixas velocidades - A carreta percorre, em média, 30 quilômetros diários, com paradas pré-estabelecidas. Sua velocidade média é de 30 km/h, o que causa lentidão do tráfego nos trechos onde ela passa. Excepcionalmente, no trecho da Rodovia Fernão Dias o deslocamento tem sido maior por conta do acompanhamento da equipe da Polícia Rodoviária Federal. Megacarreta com 123 metros e 636,5 toneladas para às margens da Fernão Dias e aguarda reparo para retomar viagem Reprodução EPTV ☀️ De dia e no seco - Por questões de segurança e visibilidade, a carreta só pode trafegar durante o dia e com pista seca. ⏳Viagem deve terminar em janeiro - A carreta chegou na Fernão Dias, vinda de Santos (SP), em 9 outubro e deve chegar ao seu destino nos primeiros dias de janeiro, segundo previsão da Cruz de Malta. Mas os prazos podem sofrer alterações devido a intercorrências como as que aconteceram durante o trajeto na Fernão Dias. Entre 13 e 27 de outubro, a carreta ficou parada às margens da rodovia para reparos. Voltou a circular segunda-feira (27), mas ficou parada novamente na terça devido à chuva. 🚨 Segurança reforçada - Os transportes especiais são regidos por protocolos gerais de segurança. Além de cumpri-los, a transportadora adicionou um cavalo mecânico reserva, carro-oficina com profissionais especializados e um corpo técnico para o acompanhamento da viagem. Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas